Blog Carrasco

Deficiência Energética Relativa no Esporte (RED-S) e a Tríade da Mulher Atleta (TMA)

01/08/2019
Quais os impactos dessas síndromes na sua saúde e performance?
Img markus spiske zknsvqbrspe unsplash

A TMA é uma síndrome que descreve 3 condições inter-relacionadas: a baixa disponibilidade energética, distúrbios menstruais e distúrbios na densidade mineral óssea, sendo esta específica do público feminino. Já a RED-S expande a tríade para incluir múltiplas consequências para ambos os sexos.

A causa dessas síndromes está associada a baixa disponibilidade energética por consequência de um consumo insuficiente, podendo este ser proposital ou não, gerando diversas consequências para a saúde e performance destes indivíduos.

Os fatores de risco associados a estas síndromes são: amenorréia ou oligomenorréia; menarca tardia (>15 anos); histórico de fratura por estresse ou lesão óssea por estresse; distúrbios alimentares ou histórico; histórico de dietas; pressão com relação ao peso (tanto do esporte, quanto de treinado e familiares); pressão para perda de peso ou contínua variação de peso; histórico de depressão; início precoce de treinamento esportivo específico; overtraining; recorrentes lesões não tratadas...

O diagnóstico é feito por uma ferramenta de avaliação específica que avalia os sintomas apresentados e gradua em 3 diferentes faixas: alto risco, risco moderado e baixo risco. A partir desta avaliação são feitas as orientações relacionadas a continuidade ou não da prática esportiva e da participação em competições até que o quadro seja normalizado.

Os impactos destas síndromes são tanto fisiológicos como na performance destes atletas/ praticantes de atividade física.

Tome cuidado com sua alimentação, busque orientação de um nutricionista, não faça dietas restritivas sem acompanhamento e valorize sua saúde!

Nutricionista Valesca Trapp @lecatrapp
Fonte: Br J Sports Med 2015;49:421–423. doi:10.1136/bjsports-2014-094559


Acompanhe o blog do CARRASCO CROSSFIT

27
Nov

​Importância da Variedade!

Get FIT
16
Nov

Curso de Hand Stand Walk

Programa de Desenvolvimento de Habilidades
14
Nov

Regulamento Get Fit - Etapa Verão

A participação do desafio Get Fit pode ser feita a qualqu...
13
Nov

Resultado Open 2020.3 e 2020.4

A DISPUTA ESTÁ CADA VEZ MAIS ACIRRADA E OS NOSSOS ATLETAS...